Muitas famílias aproveitam o período de Carnaval para viajar e, às vezes, se esquecem de tomar importantes cuidados com suas casas e quintais para evitar risco de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.
Neste sentido, o Setor de Entomologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta aos moradores de Três Lagoas que proceda uma vistoria especial em toda a residência. A coordenadora do Setor e presidente do Comitê de Combate à Dengue, Georgia Medeiros, destaca o que deve ser feito neste período.
“Caso vá descansar ou curtir a folia e fique vários dias fora de casa, é importante que o morador elimine qualquer possibilidade de criadouro do mosquito da dengue, como deixando baldes, garrafas e vasilhas virados para baixo, colocando terra nos pratinhos dos vasos de planta, tampas em caixa d’água e outros recipientes”, explicou a coordenadora.
Georgia destaca também a providência imediata em caso de vazamentos em torneiras e encanações e locais de acúmulo de água das chuvas.
“Existem imóveis com desníveis no chão ou sem vazão que podem acumular a água das chuvas, tornando-se outro problema em relação aos criadouros. Um ponto importante que o cidadão deve lembrar é que o ciclo de reprodução do mosquito da dengue é de 5 a 10 dias”.
CARNAVAL EM CASA
As orientações para quem não vai viajar e vai curtir em casa são as mesmas. Como será um mês chuvoso e é uma época de grande consumo de bebidas em geral, a SMS pede a colaboração da população deposite corretamente no lixo materiais, embalagens e recipientes que possam vir a acumular água.
“Geralmente encontramos muitas latinhas de bebida e garrafas plásticas jogadas nas ruas e em terrenos, sendo mais uma preocupação para nossas equipes e um risco para toda sociedade”, finalizou.
Por Diretoria de Comunicação
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Esportes e música movimentam encerramento do Festival de Praia 2024 em Aparecida do Taboa...
Mudanças no Trânsito Central de Aparecida do Taboado entram em vigor em 1º de janeiro
Legislativo aparecidense leva alunos do projeto “Câmara vai à Escola” à Campo Grand...
Aparecida do Taboado avança com pavimentação asfáltica no Bairro Chácara Boa Vista